Registro de Domínio

Para criar um novo website, além do servidor de hospedagem, outro detalhe fundamental é o registro de domínio.

Por que realizar o registro de domínio? Para que serve e como obter um?
A Caos Design + Web buscou esclarecer este processo simples, porém, fundamental para sua presença virtual.
O domínio é essencialmente o nome do website. Sem ele, seria necessário digitar vários números referentes ao endereço de IP, ao invés da URL – dificultando, assim, a memorização e a navegação.
Supondo que algum cliente em potencial acessou sua loja virtual por meio de gerenciadores de buscas, ele (o cliente) com certeza vai procurar memorizar o “nome do domínio” - sendo a maneira mais fácil de encontrar os endereços na internet.

Como se caracteriza um domínio?

O domínio é o nome que aparece no link de acesso do site. Ele é encontrado após o "www" e contém Nome + Extensão.
No entanto, existem diversas possibilidades de extensões (.net, .info, .org, etc.) que podem ser utilizadas em seu endereço de acesso.
Ao registrar um domínio, escolha a extensão que atenda melhor o seu público e com fácil memorização.
Aqui estão algumas dicas para você levar em conta na hora de escolher o nome do seu domínio:

  • Dê preferência para extensões .com ou .com.br - (salvo a algumas exceções);
  • Ter até 15 caracteres – ou menos;
  • Busque compatibilidade com o nome comercial;
  • Conter palavras-chave popular e de fácil de memorizar.
  • Não tenha pressa para escolher, pode ser que demore um pouco até aparecer o nome certo.

Lembrando que para adquirir um domínio, é necessário realizar o registro mediante o pagamento de uma taxa anual, referente cada extensão.

Por que registrar?

O registro de domínio é uma forma de garantir que o endereço de acesso do seu site seja sua propriedade.
Na internet há vários sites de pesquisa de domínio para consultar disponibilidades, como, por exemplo, Registro.br (mais usado para domínios com extensão .com.br) e SuperDomínios ou OnlyDomains (mais usado para domínios com extensão .com). Este é um meio interessante para conferir valores, quais opções pode adquirir e se caso está em uso.
Havendo, também, a possibilidade de registrar mais de uma extensão e fazer o apontamento de domínio – para mantê-los integrados com o mesmo conteúdo, direcionando para um único site.
Comprar o domínio nos estágios iniciais da empresa é a melhor estratégia a longo prazo. Por isso, escolha o nome de seu domínio com algum propósito, de preferência em compatibilidade com o nome comercial – se não igual.
Sabia que o seu domínio também permite ser utilizado para contas de e-mails organizacionais?
Por exemplo: [email protected], [email protected] E certamente, em benefício as grandes empresas, é ótimo ter uma conta para cada setor – para o controle da gestão.

Tenho um domínio. E agora?

Após registrar seu domínio, é preciso colocar em pauta o desenvolvimento de seu website. E contratar um serviço de hospedagem é o próximo passo e o mais importante!
A boa notícia é que a Caos Design + Web é especialista em soluções digitais. Pois, para quem procura esse serviço, oferecemos planos de hospedagem velozes e confiáveis para cada necessidade.
E, por mais que você opte por não montar seu site de imediato, a hospedagem no servidor poderá garantir uma página de espera para seu domínio -  além de, futuramente, armazenar toda a programação e dados de sua aplicação web.

Portanto, para o ambiente virtual, busque definir bem o nome de sua marca, empresa ou organização, pois essa precisa estar explícita no nome no domínio – leve em consideração que ele é o primeiro contato com o usuário e é como você será referenciado no meio virtual.
Afinal, o domínio é parte de sua identidade na internet.
Ele é o nome/endereço para o acesso ao seu website, adicionando maior confiabilidade aos seus clientes e assim fortalecendo uma imagem profissional.

Sucesso #CaosDesign+Web

Deixe uma comentário!