5 Tendências de Marketing para 2020

Como o marketing de conteúdo continua a ser um elemento indispensável da estratégia de marketing de uma organização, vamos analisar as cinco principais tendências de marketing de conteúdo para 2020.

Grandes avanços tecnológicos levaram o marketing de conteúdo a passar por uma transformação completa.
A ascensão da IA ​​de conversação, 5G e conteúdo imersivo vão mudar a forma como o marketing de conteúdo funciona nos próximos anos.
Para ajudar as marcas e os profissionais de marketing a aproveitar ao máximo essas mudanças, vamos apresentar as cinco principais tendências de marketing de conteúdo para 2020.

Tendência # 1: O vídeo ao vivo continuará a dominar

A Digital Marketing World previu que até 2021, 13% de todo o tráfego da Internet consistirá em vídeo ao vivo.  No entanto, isso é apenas uma parte da gama de vídeos.
Com quase todas as principais plataformas de mídia social agora suportando streaming de vídeo ao vivo, espera-se que aumente em 2020.
Scott Gifis, Presidente da AdRoll, comenta: “Espera-se que a indústria de streaming ao vivo valha mais de US $ 70 bilhões até 2021. À medida que continua crescendo, vídeos ou podcasts ao vivo são a sua chance de permitir que novos clientes vejam sua empresa ação ou aprender com seus conhecimentos ao vivo e direto. O Facebook live é uma ótima fonte para isso, assim como o Instagram e o Spotify. ”

Tendência # 2: Conteúdo será adaptado em torno de palavras-chave de Cauda Longa

Ok Google, qual é o futuro da pesquisa por voz em 2020?

O surgimento da Inteligência Artificial (AI) em conversações - assistentes digitais e chatbots - mudou o panorama da pesquisa. E sabemos que até 2020, 50% das consultas de pesquisa serão de voz.
A atualização do Hummingbird do Google estimula frases semânticas de conversação, em vez de usar frases de palavra-chave típicas.
Assim, em vez de pesquisar "softwares de automação de marketing de ponta", é possível pesquisar "quais são as principais soluções de automação de marketing para pequenas e médias empresas?"
Para atender a esse comportamento variável do usuário, as marcas precisam alterar sua estratégia de conteúdo.
Pois assim, eles podem começar usando frases-chave semânticas de cauda longa para criar conteúdo.
Eles também se beneficiarão da criação de conteúdo com temas de perguntas frequentes e formato longo voltado para o meio e o topo do funil.

Tendência # 3: Tecnologias imersivas ganharão prominência

A 5G passará por sua primeira implementação comercial em março de 2019.
Sendo assim, podemos afirmar com segurança que, até 2020, ela atingirá seu maior potencial e as marcas e os profissionais de marketing fornecerão conteúdo compatível com 5G.
Um dos seus maiores beneficiários são as tecnologias imersivas, como Realidade Artificial (AR) e Realidade Virtual (VR). Logo, por ser um fator de mudança, confira três benefícios da AR:

  • As marcas oferecerão uma experiência de produto mais profunda em toda a jornada do comprador
  • AR irá resolver assimetria de informação levando a mais vendas
  • As marcas alcançarão os consumidores em tempo real, acelerando a jornada do comprador.
Tendência # 4: Marketing interativo irá impulsionar o engajamento

Inicialmente, os profissionais de marketing de conteúdo têm dois desafios significativos:

  1. Combata a desordem do conteúdo on-line
  2. Envolva audiências on-line dentro do curto período de atenção

Para enfrentá-los de maneira eficaz, as marcas têm usado conteúdo interativo, como concursos, enquetes, pesquisas, jogos, vídeos interativos, etc.
Nadjya Ghausi, vice-presidente de marketing da Prezi, afirma que: “As pessoas querem conteúdo interativo, quer estejam aprendendo sobre resultados financeiros ou participando de uma pesquisa. [...] Claro que os três tipos de narrativa – dados, conversacional e imersivos - estão apenas começando a surgir. Mas eles evoluirão rapidamente, assim como a capacidade das pessoas de se concentrarem diretamente no conteúdo que as move.”.

Tendência # 5: A experiência de conteúdo será a cara do marketing de conteúdo

A experiência de conteúdo é a fusão de conteúdo e contexto, além da interface e estrutura do conteúdo.
Nessa lógica, a experiência de conteúdo é importante porque cada conteúdo transmite uma experiência boa ou ruim.
Randy Frisch, co-fundador, CMO e presidente da Uberflip, diz: “Seguir a abordagem de experiência de conteúdo ajuda a colocar mais controle nas mãos do profissional de marketing do que a abordagem de marketing de conteúdo; ao mesmo tempo em que nos concentramos na experiência da marca, e não em nossos próprios objetivos de marketing.”

Por fim, essas cinco tendências de marketing de conteúdo com certeza ajudarão você a se organizar e tomar decisões mais inteligentes de marketing, em 2020.
Adaptar-se às mudanças no marketing de conteúdo no início do jogo é a única maneira de permanecer à frente. Então, qual tendência você irá implementar primeiro em sua estratégia de marketing?

Agência Caos Design + Web
contato@agenciacaos.com.br
www.agenciacaos.com.br
Fonte: MarTech Advisor

Deixe uma comentário!